Micareta de Feira 2023

Segurança do trabalho é prioridade durante a Micareta de Feira

A Prefeitura de Feira de Santana tem como prioridade garantir a segurança de todos os trabalhadores envolvidos na Micareta. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) realiza vistorias antes, durante e depois da festa para garantir que todas as estruturas e atividades estejam de acordo com as normas de segurança.

As vistorias começam bem antes da festa e se estendem durante os quatro dias de folia. Durante a etapa pré-micareta, os fiscais visitam as estruturas que darão forma aos camarotes e notificam e orientam os responsáveis a executar melhorias caso sejam encontradas irregularidades que possam colocar em risco a segurança dos trabalhadores.

Verena Liberal, coordenadora do Cerest, destaca que a equipe de fiscalização deve ser maior este ano, devido à complexidade do evento. “Durante a festa, as atenções se voltam para diversos profissionais, como cordeiros, barraqueiros, ambulantes, pessoal que trabalha dentro dos camarotes, segurança pública, imprensa, trabalhadores da saúde, entre outros. É importante garantir condições adequadas de trabalho para todos”, explica.

Os cordeiros, por exemplo, precisam receber equipamentos de proteção individual, como luvas, protetores auriculares e sapatos fechados. Não será permitida a atuação de nenhum cordeiro que não esteja devidamente equipado contra danos externos. Além disso, cabe aos contratantes oferecer lanche e água aos trabalhadores durante os quatro dias de festa.

O Cerest também fiscaliza a presença de trabalhadoras gestantes, menores de 18 anos, idosos e pessoas trabalhando sob efeito de entorpecentes ou com fardamento inadequado. Além das fiscalizações, o órgão conta com uma equipe de abordagem que distribui panfletos educativos em vários pontos da festa, reforçando a importância da segurança do trabalho durante a Micareta.

Scroll to Top